segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Laura Alves

Foto de Laura Alves - Fonte Facebook - Página 

Laura Alves vai ser a próxima aposta do Teatro Politeama, 85 anos depois da sua estreia nesse mesmo Teatro


 Laura Alves nasceu em 8 de setembro de 1921 vindo a falecer aos 64 anos de idade  em 6 de maio de 1986 .

"Estreou-se profissionalmente em 20 de agosto de 1935, no Teatro Politeama, ainda com 13 anos, a 20 dias de fazer os catorze, contracenando logo na estreia com o grande ator Alves da Cunha, na peça "As duas garotas de Paris". Tirou a carteira profissional logo depois, aos catorze anos, e passou do Politeama para o Teatro Nacional, onde fez duas épocas, representando ao lado de Palmira Bastos, Álvaro Benamor, Amélia Rey Colaço, Nascimento Fernandes, Maria Lalande, etc.
Viu o seu talento reconhecido além-fronteiras, através da participação em diversos géneros (revista, opereta, comédia e drama), sobretudo no Teatro Monumental, onde se fixou em 1951. No cinema, salienta a sua interpretação em O Leão da Estrela, em 1947.
Daí até à sua morte somou muitos sucessos. Ao longo da sua carreira interpretou cerca de quatrocentos espetáculos.
Faz teatro radiofónico na RCP ao lado de nomes como Rogério Paulo, Álvaro Benamor, Isabel Wolmar, Carmen Dolores, Paulo Renato, Álvaro Benamor e Josefina e António Silva[1].
Por tudo isto, seria muito redutor ficar registada a sua passagem pelo cinema, muito mais conhecida do que a sua carreira teatral por todos os nascidos na década de 1960 e posteriores, apenas por não haver na RTP, ou nela não passarem, registos das muitas peças que fez, e só passarem sucessivas repetições dos 3 filmes da década de 1940 em que entrou (O pai tirano, O Leão da Estrela, O Pátio das Cantigas).
A 21 de março de 1966, foi agraciada com o grau de Dama da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.
Em 1986 foi homenageada como o filme Laura Alves, Evocação de uma actriz, e também com a criação do Teatro Laura Alves, onde Ivone Silva atuou pela última vez. Em 2001 foi homenageada no Teatro Politeama. Foi enterrada no Cemitério dos Prazeres, não longe do jazigo do grande ator António Silva, con quem partillhou rol em O Leão da Estrela.
A 25 de maio de 2012, um incêndio destrói o edifício que abrigava o Teatro Laura Alves, transformado então numa pensão."
fonte: wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Palco Dourado 2016 - Votação Final - 5 nomeados pelo Publico -Qual foi o seu preferido?

Aurelius

Prémios Palco Dourado - Qual foi o seu espetáculo preferído?